segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Torneio de Abertura 2009/10


O Rugby do GDU Ericeirense marcou presença no Torneio de Abertura 2009/2010 de Sub-14, realizado no passado sábado, 17 de Outubro, no Estádio Nacional, alinhando na modalidade de Seven's (7 jogadores em campo).
A tarefa afigurava-se difícil e complexa, pelo facto de esta modalidade de Seven's obrigar a jogar com 7 jogadores num campo com dimensões para 12 jogadores, mas também pela pouca experiência da nossa equipa, agravada por nos apresentarmos com 4 jogadores do escalão Sub-12.


Temendo o desânimo que pudesse vir a apoderar-se dos nossos jogadores, resultante da modesta participação que se previa nestas condições e dada exigência da competição, vários "avisos" foram feitos, nomeadamente pelo Prof. Mário Pato, chamando à atenção de todos estes factos.
Mas, mais uma vez ...surpresa!!!
Não tanto para nós, mas para todos os outros envolvidos: organização, treinadores e equipas - o Rugby do GDU Ericeirense não estava alí para fazer a festa dos outros, mas para fazer a sua parte e mostrar a sua fibra e a sua raça.


Os nossos jogadores entraram "a matar" e antes que alguém percebesse o que estava a acontecer, levaram de vencida a equipa da Agronomia, por 40-5 (8 ensaios contra 1)! A natural felicidade deste resultado não degenerou em euforia, mas sim em mais concentração, tanto pela predisposição dos jogadores, como pela acção do nosso treinador principal, João Silva.

De seguida, novo jogo, nova entrada de leão, e ao intervalo, o Belenenses C já perdia por 10-0 (2 ensaios contra 0)! Não querendo deixar os seus créditos por mãos alheias, a equipa técnica do Belenenses, fez alinhar na segunda parte quatro jogadores da sua equipa A, e conseguiu a reviravolta, ganhando por 10-20 (2 ensaios contra 4). Mesmo assim, experimentaram grandes dificuldades, causadas pela forte oposição e coragem dos nossos jogadores.


No terceiro jogo, mais dificuldades se afiguravam. A experiente equipa do Rugby da Vila da Moita tinha outro "andamento" e previa-se um desaire.
Nada mais errado!!!
De novo, concentrados, unidos e com muita garra, os nossos jogadores entraram "a rasgar", dominaram a todos os níveis, e venceram por uns expressivos 40-20 (8 ensaios contra 4)!

Da organização, de vários treinadores e até de elementos da federação, vieram elogios e manifestações de surpresa pelo excelente desempenho, técnica e organização da nossa equipa, o que nos deixou a todos de parabéns e com vontade de continuar, para o futuro, com a mesma entrega e vontade.


No final, acedemos a um convite para jogar um amigável com equipa do Vitória de Setúbal. Os nossos jogadores disponibilizaram-se, apesar de esgotados, e mesmo sabendo que iriam jogar contra jogadores muito experientes e de topo em Sub-14. Foi uma boa partida de treino, que valeu pela experiência que nos trouxe, pela superação dos nossos atletas, e pela amizade criada com o Setúbal.
Pelo meio, e após este último jogo, aínda houve tempo para os nossos jogadores assistirem um pouco ao jogo da I Divisão entre o Rugby da Linha e o Évora, e aprender "ao vivo" como se desenrola um jogo de séniores.


Uma nota para a organização, que foi estupenda, e para a excelente festa que se viveu, a que não foi alheio o contributo do ambiente extremamente saudável e de grande desportivismo, que é "imagem de marca" do Rugby.
Estiveram presentes todas as equipas mais significativas do Rugby nacional: Direito, Belenenses, Técnico, Académica, Cascais, etc, etc...
De entre todas, houve uma que, foi a primeira a chegar, a última a saír, e pelo meio foi a surpresa da festa. Sentimo-nos orgulhosos por isso!


Apesar de ser o menos importante, aqui fica o resumo dos resultados finais:

Ericeirense 40 - Agronomia 5
Belenenses C 20 - Ericeirense 10
Ericeirense 40 - Rugby da Moita 20


2 comentários:

  1. grande fim-de-semana....bom jogo para ambas equipas....podia estar mais fotos....diogo

    ResponderEliminar
  2. Jogamos muito bem, com algumas falhas mas é normal já que foi o torneio de abertura

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário