terça-feira, 17 de novembro de 2009

Torneio Regional B sub-14 - 2ª Jornada

No passado sábado, 14 de Novembro, teve lugar a 2ª jornada do Torneio Regional B de Rugby, em Borba. Estiveram presentes as equipas do GDU Ericeirense, do Rugby Clube de Montemor, e os anfitriões do Clube Rugby de Borba. Uma vez mais, este evento, integrado na Festa da Vinha e do Vinho daquela simpática Vila, correu dentro do ambiente bem animado e de saudável fair-play, típico do Rugby.
O GDU Ericeirense apresentou-se com uma equipa bem composta, mas bastante jovem para o escalão, num misto de jogadores Sub 14 e Sub 12. Deslocaram-se a Borba os jogadores: Diogo, Zé Matos, Ricardo, JT, Lourenço, Manel Oliveira, Rafael, Gabriel, Pedro Amaro, Filipe Pinto, Chiquinho Dray, João "Fintas" Brântuas, Fred e Gonçalo; os treinadores João Silva, Ricardão e Miguel Cabral; e uma numerosa Equipa dos Pais.
Aínda antes do início do torneio, a equipa sofreu um revés, uma vez que o jogador Lourenço apresentou um quadro febril que o impossibilitou de dar o seu contributo à equipa.

ERICEIRENSE vs BORBA (Sevens* Sub 14)
Ao contrário do que vinha sendo habitual, o Ericeirense, teve uma entrada atípica no Torneio, apresentando algum excesso de confiança fruto dos excelentes resultados que tem vindo a obter torneio após torneio. Um ensaio madrugador, fez aumentar aínda mais os índices de excesso de confiança nos nossos jogadores, diminuíndo a concentração necessária. Como resultado, e estando perante uma equipa bem organizada e valente do Borba, cedo os nossos jogadores se viram em desvantagem, acabando o jogo a correr atrás do prejuízo. No final, conseguiram compôr de alguma forma as coisas a seu favor, saíndo derrotados pela diferença mínima de 15-20 (3 ensaios marcados e 4 sofridos).

ERICEIRENSE vs MONTEMOR (Sevens* Sub 14)
Para o segundo jogo, esperava-se a tarefa mais difícil. O Montemor, equipa experiente e constituída por jogadores de grande porte, fez as despesas do jogo, beneficiando também do abalo na confiança e do correspondente baixo índice de concentração, que os nossos jogadores traziam do jogo anterior. Com o decorrer do tempo, os jogadores do Ericeirense foram melhorando a sua prestação. Acabaram por estabilizar de alguma forma o jogo, mas jogando mais com o coração do que com a cabeça, não conseguiram evitar a derrota por 20-0 (nenhum ensaio marcado e 4 ensaios sofridos), que então já estava escrita.

ERICEIRENSE vs BORBA (Sevens* Sub12 - Jogo extra-torneio)
Aproveitando o intervalo de descanso antes do "jogo do dia", o Ericeirense foi convidado a participar num jogo de Sub12 extra-torneio. Os nossos jogadores, prontificaram-se de imediato a jogar, mesmo perdendo, a maior parte, algum do descanso previsto. Para compôr a equipa para um jogo que não estava previsto, foi necessário incluir um jogador Sub 8 - o Gonçalo - que foi um exemplo de determinação e coragem, vindo mesmo a ser uma das figuras do jogo. O Ericeirense entrou no jogo dispostos a inverter a tendência desfavorável que até aí imperava, e agora com mais calma e concentração, acabou por vencer confortávelmente por 30-10 (6 ensaios marcados e 2 sofridos)


ERICEIRENSE vs SELECÇÃO BORBA/MONTEMOR (Sub 14)
Para o final, teve lugar o ponto alto do Torneio. O Ericeirense enfrentou uma selecção dos jogadores do Borba e do Montemor, num jogo com equipas completas de escalão de Sub14: 12 jogadores por equipa. O descanso foi vital para retemperar as forças e sobretudo as cabeças dos nossos jogadores, que desta vez entraram bem mais concentrados e sem qualquer receio, colocando em campo a sua verdadeira qualidade de jogo.Foi uma partida muito animada e renhida, entre duas equipas equilibradas, corajosas e unidas, que o Ericeirense acabou por vencer com brio por 15-10 (3 ensaios marcados e 2 sofridos).


No cômputo geral, podemos dizer que a equipa do Ericeirense começou mal, mas saíu muito bem, e pelo meio aprendeu a lição do que significa excesso de confiança. A rápida reposição dos índices de confiança, aínda dentro do tempo do Torneio, foi digna de registo, e apesar de ter sido incentivada pelos treinadores, o mérito coube inteiramente à disponibilidade e capacidade dos jogadores, à sua entrega e união enquanto equipa.

No final, e com muita pena nossa, não foi possível aceitar o convite do Borba para o convívio na Festa da Vinha e do Vinho. Fica no entanto o nosso agradecimento à disponibilidade e simpatia com que o Clube Rugby de Borba nos recebeu, esperando o reencontro em próximos Torneios.

1 comentário:

  1. Adorei jogar em Borba, aprendemos que o excesso de conviança só prejudica a equipa !!
    Mas correu bem e divertimonos

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário